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 Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão

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Fábio Luiz Ceregatto

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MensagemAssunto: Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão   Dom Jan 12, 2014 11:45 am

Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão



Acho que esse artigo, pela sua simplicidade e praticidade será um dos mais proveitosos que já escrevi. Na realidade ele reúne muitos conceitos já abordados, porém, numa visão prática para o treinamento do dia a dia. Podemos até pensar que ele lança uma metodologia de treinamento para o tiro de precisão com armas curtas.

Como já mencionei em outros artigos, a equação do Tiro Certo só possui duas variáveis: a posição imóvel, incluindo o alinhamento da figura de visada na zona de visada, e o acionamento sem alterar essa imobilidade. A sequência de exercícios que apresento nesse artigo irá propiciar o desenvolvimento e o controle desses dois fundamentos: imobilidade e acionamento.

Vamos então recordar o que é o Tiro Certo: alça e massa alinhada na zona de visada, antes, durante e depois do disparo. Isso inclui: (a) uma posição estática, imóvel, onde permanece apenas o arco de movimento residual do atleta; (b) um punho firme, que mantenha a figura de visada alinhada durante todo o processo do disparo; (c) um acionamento independente, confiante e ininterrupto, pressionando a tecla do gatilho para trás, sem criar componentes laterais que desalinhem a figura de visada.

Não precisava, mas vou lembrar: é fundamental que a empunhadura física da sua arma esteja 100%. Se tiver dúvida, releia os artigos sobre empunhadura.

Para os exercícios você deve imprimir a figura abaixo, a qual deve ser fixada na parede. Ela contém a sequência de alvos que utilizaremos da direita para a esquerda: alvo ponto, alvo linha horizontal, alvo dupla linha vertical e alvo cruz.


Alvo para Treinamento em Seco - Tiro Esportivo

Essa figura deve ser fixada de forma que o ponto e as linhas horizontais fiquem numa altura (A) equivalente a posição do topo da massa quando na zona de visada a dez metros (conforme a figura que encabeça este artigo). Essa altura irá variar conforme a altura do atleta e é calculada pela seguinte formula:

A= [(10 - C) (B – 1,35) / 10] + 1,35

Ex: um atleta cujo olho fique a 1,59 m de altura, treinando a 1 m da parede, irá fixar os alvos de treino de forma que as linhas horizontais e o ponto fiquem na altura de 1,57 m:

A = [(10 – 1) (1,59 – 1,35) / 10] + 1,35 = [(9 x 0,24)/10] + 1,35 = 1,57 m

1º Exercício – Posição Interior

Alvo: Ponto
Número de repetições: 10
Objetivo: Aprimorar a percepção cinestésica do corpo, desenvolver a pro atividade no controle da estabilidade e criar a memória muscular da posição de disparo.
Execução:
- Acerte a posição exterior em relação ao ponto;
- Estabilize o seu corpo, plantando os pés no chão;
- Levante a arma com os olhos abertos, elevando o braço a +/- 130o, alinhe a figura de visada no ponto alto e desça o braço até que a massa fique abaixo do ponto, como se o ponto fosse o pingo do “i” no topo da massa (conforme figura abaixo);
- Feche os olhos por aproximadamente 15 seg. Durante o tempo que ficar de olhos fechados, concentre-se na sua posição interior, e mantenha a imobilidade e estabilidade, observando o trabalho dos músculos da perna, tornozelo e pé. Busque também manter o braço na mesma posição horizontal que estava quando fechou os olhos;
- Abra os olhos e confira o alinhamento da figura de visada e a posição desta em relação ao ponto;
- Descanse 20 seg. entre cada repetição.


Imagem da visada para Treinamento em Seco - Tiro Esportivo
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